2025-05-06
Adicionado há
8 dias atrás por
Rita Moura

É com grande satisfação que reportamos que foi constituída a Associação de Municípios Portugueses do Cavalo, tendo a escritura pública de constituição sido realizada no Museu Nacional dos Coches, no passado Dia 30 de Abril, tendo este momento histórico sido ainda mais especial por se ter realizado num dos melhores Museus do Mundo e muito relacionado com a fileira do Cavalo.
O processo de constituição foi moroso e muito burocrático, mas que será certamente uma iniciativa que marcará muito positivamente o futuro da Federação Equestre Portuguesa e de toda a fileira do Cavalo em Portugal, bem como da sua projecção além-fronteiras.
A cerimónia foi presidida por Sua Excelência o Presidente da República, o Sr. Dr. José Pedro Aguiar-Branco e teve a presença dos cerca de 20 Presidentes das diversas Câmaras Municipais envolvidas neste acto, assim como o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Dr. Fernando Gomes.
Esta associação única no Desporto e em Portugal, permitirá desenvolver todo o Universo do Cavalo em Portugal, tendo como objectivos primários:
- A proteção, a valorização e a promoção da actividade equestre e das relações entre os territórios com tradição equestre a nível nacional e internacional;
- incentivo do desenvolvimento económico mediante uma oferta desportiva e turística integrada, fundada na qualidade do território, dos produtos e dos serviços;
- A promoção do desenvolvimento de uma cultura empresarial moderna na fileira do cavalo;
- A promoção do desporto equestre;
- A elaboração e a realização de estudos que permitam gerar conhecimento, bem como estimular a cooperação com Universidades e Institutos Politécnicos para a promoção e apoio em iniciativas de estudos de investigação, promoção e formação;
- A elegibilidade para financiamentos de projetos nacionais e transnacionais no âmbito comunitário;
- A promoção e o apoio no desenvolvimento de projetos de qualificação e valorização territorial que reforcem a coesão social e económica e a qualidade de vida dos cidadãos;
- Incentivar ao desenvolvimento e promoção da criação e produção de cavalos.
Não podemos terminar este escrito sem muito agradecer à Dra. Rita Dargent e a toda a Equipa do Museu dos coches pelo bom acolhimento desta iniciativa, bem como ao Sr. Dr. Gonçalo Soares Cruz, por terem tornado este evento possível.
Certos da importância futura deste movimento, iremos dando nota da evolução e desenvolvimentos relacionados com este tema.