2022-12-29

Regulamento Nacional de Saltos de Obstáculos 2023

Adicionado há 1 anos 118 dias atrás por Joana Reis

No próximo Dia 01 de Janeiro de 2023 entrará em vigor o Regulamento Nacional de Saltos de Obstáculos de 2023 que actualiza os normativos que regulam as provas de Saltos de Obstáculos em Portugal. 
 
Esta actualização visa corresponder ao desenvolvimento do Desporto Equestre e teve em conta o nosso contexto, o percepcionado durante a época anterior, as sugestões recolhidas pelos diferentes agentes e as actualizações trazidas pela Federação Equestre Internacional.
 
Assim sendo, sugerimos leitura atenta por todos os agentes, bem como apoio na sua divulgação. Na óptica de contribuir para o seu conhecimento, informamos que realizaremos uma sessão de esclarecimento no próximo Dia, como sendo: 
 
•    5 de Janeiro de 2023 destinadas a Oficiais, Atletas e Treinadores;
 
Nesse sentido, solicitamos aos interessados em assistir a esta reunião, a formalização da intenção de participar enviando e.mail para joana.reis@fep.pt, sendo que posteriormente será enviado link para a reunião.
 
Ao abordar o Regulamento Nacional de Saltos de Obstáculos, surgem algumas recomendações que deveremos ter em conta na próxima época. Onde desde logo apelamos á participação construtiva na identificação de pontos de melhoria para continuarmos a evoluir como desporto. Neste regulamento estão previstos relatórios tipo para que todos possam partilhar as suas recomendações, desde Atletas a Oficiais.
 
Muito importante também será conseguirmos um maior rigor tanto na realização das provas, como nas desistências sem justificação, por parte dos Atletas.
Na esperança de que os surtos epidemiológicos não voltem com a força do passado recente, solicitamos às Comissões Organizadoras um maior rigor na realização dos eventos e aos Atletas um maior rigor nas inscrições e participações, pois só assim podemos contribuir para uma melhor planificação da época desportiva.
Também relacionado com o tema de inscrições, relembramos que as mesmas devem cumprir a obrigatoriedade de serem efectuadas no site da Federação Equestre Portuguesa, melhorando a eficiência deste processo para todos os envolvidos.
 
Os apelos para que o bem-estar do Cavalo seja uma prioridade mantêm-se, sendo que não deveremos esquecer de colocar a segurança dos nossos Atletas e o tema da sustentabilidade também neste patamar. Assim, devemos ponderar a utilização pelos Atletas mais jovens de sistemas de segurança para além da protecção de cabeça, bem como colocar na ordem do Dia o impacto que as atividades equestres e os cavalos podem ter de positivo no meio ambiente e no carácter Social.
Cada vez mais, temos de estar na linha da frente, não respondendo, mas antecipando-nos à crescente preocupação pública com os desafios globais, mudanças climáticas, uso de recursos e bem-estar animal. 
 
Termino, muito agradecendo à Comissão Técnica de Saltos de Obstáculos por todo o trabalho que desenvolveram neste particular, bem como por todo o apoio que tem proporcionado à Federação Equestre Portuguesa, Bem Hajam.