2022-11-15

Protocolo emissão certificados TRACES

Adicionado há 1 anos 162 dias atrás por Rita Moura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No Palco da Feira Nacional do Cavalo, foi celebrado um protocolo entre a Federação Equestre Portuguesa (FEP) e a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) com vista à agilização do processo de emissão de certificados TRACES para cavalos de desporto, permitindo notificar, certificar e monitorizar as movimentações de equinos entre Países, tendo assinado o documento a Secretária-Geral da DGAV, Dra. Susana Guedes Pombo e o Presidente da FEP Bruno Rente.

O protocolo tem por objeto estabelecer as regras de execução das tarefas relativas à emissão de certificados TRACES de equinos na plataforma TRACES NT, para outros estados-membros, pela FEP, enquanto entidade autorizada, sob a coordenação da DGAV, em total cumprimento com o disposto no Regulamento de Execução (UE) 2018/1882, de 3 de dezembro, relativamente às condições higio-sanitárias e de controlo de doenças que regem a circulação de equídeos e no Regulamento CE 1/2005, relativo às condições de bem-estar animal no transporte.

Caberá à FEP divulgar junto dos cavaleiros, proprietários, médicos veterinários e demais intervenientes ligados ao desporto hípico, a importância do cumprimento das regras sanitárias, de identificação e registo, de circulação de equídeos e de administração de fármacos e suas implicações relativamente à cadeia alimentar.

Em breve serão organizadas acções de formação para os médicos veterinários autorizados à emissão dos certificados.

Estamos certos de que este passo será não só muito importante para os nossos Atletas, proporcionando uma maior facilidade de acesso a competições internacionais, como aproximou ainda mais estas duas instituições.

 

Agradecemos à Feira Nacional do Cavalo e ao Município da Golegã na pessoa de Seu presidente António Carlos Camilo e de Diogo Rosa Vice-Presidente da Camara Municipal do Golegã terem acolhido este momento, bem como por toda a boa colaboração e coordenação que temos mantido.