2020-05-30

Campeonato da Europa da Juventude da Saltos de Obstáculos 2021

Adicionado há 3 anos 325 dias atrás por Filipa Rebelo de Andrade

        CAMPEONATO DA EUROPA DE JUVENTUDE 2021

 

          Como é por todos conhecido através do Comunicado de 13 de Maio, a FEP viu-se forçada ao cancelamento do Campeonato da Europa da Juventude de 2020 em Vilamoura devido à pandemia do Covidi 19 que já tinha obrigado ao cancelamento de inúmeros concursos de preparação bem como à paralisação de toda a actividade desportiva.

          Temos consciência das repercussões negativas para aqueles cavaleiros, que estavam no ultimo ano de idade do seu escalão que assim são transferidos no próximo Campeonato para o escalão seguinte.  Infelizmente é uma situação transversal a todos os desportos mas estamos certos de que o esforço e investimento pessoal deles próprios, e dos Pais e professores não tenha sido em vão.

          Logo no momento do cancelamento do Campeonato da Europa, Portugal solicitou à FEI, que lhe fosse concedida a titulo de excepção a realização da edição de 2021 em Vilamoura, tendo já obtido o prévio acordo da CO de Oliva e da própria RFHEspanha para o adiamento das suas datas de Campeonato da Europa para 2022.

          Portugal aguarda neste momento uma decisão sobre esse pedido, que deverá ser decidido no final de Junho na reunião do Board da FEI, entidade com competência e capacidade nessa matéria, embora a FEP tenha uma fundada expectativa de uma resposta positiva.

           A FEP considera de grande importância o trabalho que iniciou no ano passado de preparação para o Campeonato da Europa anulado este ano e continua fortemente empenhada na progressão desportiva dos nossos jovens, não abrandando a preparação para o Campeonato da Europa de 2021.

          Embora houvesse a expectativa de uma abertura por parte do Governo das restrições sobre a realização dos eventos desportivos, só ao final do dia de ontem a FEP tomou conhecimento da resolução do Conselho de Ministros, da abertura à realização de competições de modalidades individuais em recintos ao ar livre, leia-se concursos hípicos, condicionada à sua realização sem público ou seja “à porta fechada”.

          Dentro daquela expectativa, a FEP vinha já a preparar o cenário da organização do  novo calendário de preparação para 2021 onde a primeira medida tomada com o cancelamento do Campeonato da Europa, foi decidir adiar o Campeonato de Portugal da Juventude para a data de 23 a 26 de Julho após a longa paragem desportiva.

           Entretanto o calendário nacional de eventos desportivos também sofreu modificações e a pertir da sua análise fez-se a calendarização de preparação do Campeonato da Europa de 2021, apenas em relação ao segundo semestre, preparada em estreita colaboração com o treinador Jean-Marc Nicolas, conforme se apresenta.

               Estágio no Centro de Alto Rendimento da Golegã de 22 a 24 de Junho.

               Treino e acompanhamento do Campeonato de Portugal em Vilamoura de 20 a 24 de Julho.

               Estágio no Centro Hípico de Pedras Salgadas de 31 de Agosto a 2 de Setembro.

               Treino e acompanhamento de CSI2* de Pedras Salgadas de 4 a 6 de Setembro.

               Treino e acompanhamento do CSI 2* de Esposende de 11 a 13 de Setembro

               Treino e acompanhamento do CSI 3* de Vilamoura 8 a 11 de Outubro

               Treino e acompanhamento do CSI 3* de Vilamoura de 9 a 15 de Novembro

               Estágio no Centro Hípico da  Beloura de 11 a 13 de Dezembro.

         No final deste ano 2020, e após ser conhecido o calendário de eventos do próximo ano, a FEP indicará a preparação que fará para o ano de 2021.

Lisboa 30 de Maio 2020

 

                     O Vice- Presidente

                          João Moura